.NET Open Source é um grande passo para .NET everywhere

Havia uma espectativa grande de toda a comunidade que a Microsoft anunciasse a compra da Xamarin no Build 2014 e assim ter o desenvolvimento para iOS e Android nativo ao Framework .NET. Mas o que foi  anunciado foi algo bem mais surpreendente.

A Microsoft anunciou a nova fase para o .NET Framework e para as linguagens de programação que de agora em diante serão Open Source. Tudo isto em parceria com a Xamarin, que juntos formaram, o que chamamos agora de .NET Foundation.

O .NET Foundation agrega todo o conjunto de tecnologias citadas acima e a Xamarin traz para este grupo um conjunto de APIs que possibilita o desenvolvimento para iOS, Android e plataforma Windows. São 24 projetos ao total, incluindo o mais falado compilador .NET Open Source: o Roslyn, que inclusive contém o compilador do C# e Visual Basic.

O .NET Foundation vai ajudar a acelerar a adoção do .NET através de todas as plataformas de computação/servidores, dispositivos móveis e desktops.

Miguel de Icaza
Co-founded and is CTO of Xamarin

Se você é um .NET Developer e gosta do mundo mobile, tire um tempo e veja a palestra que o Miguel fez no Build 2014 – Go Mobile with C# and Xamarin.

XamarinPlusMS

Xamarin é a empresa especializada em ferramentas de desenvolvimento móvel multiplataforma com C# e .NET, que permitem o desenvolvimento de aplicações para iPhone, iPad, tablets e celulares Android, Windows Store e Windows Phone, reutilizando a maior parte do código-fonte.

Este foi um marco na história da plataforma de desenvolvimento da Microsoft e não tenho dúvidas que em breve vamos poder escrever aplicações C# para diferentes ambientes e plataformas.  De acordo com a Microsoft, cerca de 6 milhões de developers utilizam o .NET ao redor do mundo… É muita gente! Imagine o mercado que isto irá gerar…

O futuro do .NET é ótimo. Agora o .NET estará em qualquer lugar. O ecossistema do cenário atual está representado abaixo:

Tem algo a completar? Comente..