XHTML válido no ASP.NET

Hoje a internet não está apenas o nosso querido computador desktop. Ela está presente nos Celulares, PDAs, WebTVs, Vídeo-games e até mesmo em geladeiras. Se já não bastasse temos n browsers, com diferentes versões no mercado que não entram em consenso com o layout do website e tiram o sono de qualquer designer.

Por isso a utilização do XHTML deixa com que esse tipo de dispositivo possa acessar a web de forma mais rápida e simples.

XHTML é o HTML, baseado no XML e por isso será muito mais rápido e simples que o HTML. O HTML, que era baseado no SGML, é muito complexo para os novos meios de acessar a web.

Recomendo tentar o XHTML, ele é bem simples e mais fácil que o HTML. Mas tentem também não usar tabelas pro layout, ajuda muito e economiza muito mais banda e tempo de carregamento.

No desenvolvimento do novo site do DevGoiás.NET (a versão xhtml ainda não está no ar) tivemos certas dificuldades para que ter na saída um XHTML 100% válida. Isso porque alguns controles, geram um código “não enxuto”.

Por exemplo, usando o asp:DataList, eu tenho na saída do browser:
<div>
     
<span id="UcHomeNoticias1_DataList1">
          <span>
                  <p><strong><a id="UcHomeNoticias1_DataList1_ctl00_hlkNoticia"class="Titulo" href="noticia.aspx?ID=43"><span id="UcHomeNoticias1_DataList1_ctl00_lblTitulo">Microsoftnomeia novos Students Partner em Goiás</span></a></strong></p><br/>
                  
<span id="UcHomeNoticias1_DataList1_ctl00_lblPreviewNoticia"></span>
          
  </span>
            <br />
      <span>
</div>

O que era pra ser:
<p><strong>Microsoft nomeia novos Students Partner em Goiás </strong><br /></p>

E no caso dos JavaScripts a tag CDATA não é inserida nos scripts criados.
Para o XHTML ser válido, em alguns casos (principalmente quanto contém caracteres especiais ou ‘>’ ‘&’), as funções Javascript devem vir entre o CDATA. Por exemplo:

<script type="text/javascript">
       // <![CDATA[
       alert("ASP.NET -> AJAX")
       // ]]>
</script>

Para as definições principais e primárias, a tabela abaixo é o guia para um website dentro das conformidades:

Padrão

Descrição

Validade do código

Os sites da Web devem usar XHTML e CSS válidos de acordo com os padrões W3C e ser bem formados. Isso garante o suporte máximo do navegador, um processamento mais rápido e um código mais fácil de entender.

Navegação do site

Os sites da Web devem ter uma estrutura hierárquica com um mapa do site e URLs amigáveis para o usuário. Os usuários devem determinar sua localização dentro do site com base no URL.

Acessibilidade

Os sites da Web devem estar disponíveis para usuários com deficiência e para uma ampla variedade de navegadores e dispositivos.

Separação entre design e conteúdo

Os sites da Web devem usar uma folha de estilo para definir o layout e a apresentação com o conteúdo representado em XHTML