Vem ai o F#! A nova linguagem da família .NET

Somasegar anunciou ontem (17/10) a nova linguagem funcional da família .NET: o F#. Ele diz em seu blog que um dos temas  mais importantes relacionados a linguagem de programação nos ultimos anos foi a "jogada" de adotar idéias de programação funcional, como por exemplo os lambda expressions do C# e o generics do .NET 2.0.

Pelo visto o F# deve ir pra mesma linha. Vendo que o interessante é que será a primeira "classe residente" (se é que podemos chamar as class citizen assim) do .NET Framework, ou seja, o F# será executado sobre o CLR.

Excitado, Somasegar diz: "Esta é uma das melhores coisas que tem acontecido na Microsoft desde que nós criamos a Microsoft Research a 15 anos atrás".

Woww, o que será que vem pela frente?!
Veja mais descrições direto no site da MS Research http://research.microsoft.com/fsharp/fsharp.aspx e também no Blog do Somasegar.

Sensacional.

Rodrigo Kono
MCP.NET 2.0 – MCTS – MSP
DevGoiás.NET

This entry was posted in C# and tagged . Bookmark the permalink.
  • Fabricio Ferreira
    Muito interessante. Creio que a expressão "first-class citizen" quer dizer que F# será uma cidadã de primeira classe no .Net, ou seja, espera-se que em versões futuras como o Visual Studio Rosário (ou quem sabe ainda no Orcas), ela já venha junto com o Visual Studio e tenha o mesmo suporte de outas linguagens de primeira classe como C# e Visual Basic.NET.
  • Rafael Camargo da Silva
    Essa linguagem promete muito. Programadores de nívem médio e intermediário poderam usufruir mais do mix que ela é: funcional/imperativa/orientada a objetos. Instalei para ver qual é a onda…