Apresentação na Universo: Java e .NET

Obs.: Postado em 28/05/2006

No dia 22 de maio estive na Universidade Salgado de Oliveira a convite do aluno (e também colega de trabalho) Paulo Rosa e da Professora Rosana de Oliveira para apresentar o .NET para os alunos de Sistema de Informação do 4º período. Nesse dia estava junto comigo outro colega de trabalho, José Ferreira, que é um dos caras que conheço e que possui uma vasta experiência e grande carreira no Java.

A apresentação do Java foi a primeira. Ferreira fez uma boa colocação e explicação da Tecnologia Java conforme os seus níveis e camadas de desenvolvimento. Também mostrou os métodos utilizados para prazo de desenvolvimento, contou um pouco de sua experiência na Alemanha trabalhando na Siemens e no fim fez uma breve passagem pelo J2ME.

A segunda apresentação foi a minha, falando da tecnologia .NET em um plano não muito técnico. Antes de falar de .NET fiz uma explicação da evolução tecnológica e porquê novas tecnologias surgem. A partir daí começamos a ver a razão de utilizar o .NET com base nas novas requisições do mercado de desenvolvimento. Vimos o funcionamento, atuação do .NET, novas tendências, razões para utilizar e apresentação de alguns cases.

Fechamos as duas apresentações já era quase 23:00 e os alunos permaneciam no laboratório. Incrível (hehe). Não houve espaço para os debates, mas fechamos com dicas de aprendizado e evolução intelectual e profissional (que é o mais importante).

Creio que o mais importante foi deixar a mensagem de que a tecnologia não é um time de futebol ou alguma religião. Atentar para não cair no modismo ou nas facetas dos boatos medíocres. "Conheça de tudo um pouco, mas seja bom naquilo que você gosta e acredita".

Até a próxima!

Rodrigo Kono
Microsoft Student Ambassador
DevGoiânia .NET User Group Leader
INETA Brasil – Comitê de Relacionamentos