DevGoiás.NET presente nas ações tecnológicas do governo brasileiro e do estado

Na última terça-feira, dia 28 de maio, estive em Brasília com a comitiva do conselho tecnológico de Goiás (COMTEC-GO) para participar da abertura da Frente Parlamentar de TI e para uma reunião com o Senador Marconi Perillo. A caravana era composta por 40 empresários goianos do ramo de TI, membros do COMTEC, sindicatos, SECTEC e outros órgãos. Junto comigo também estava o José Lino Neto.

 

Na Frente Parlamentar de TI vários assuntos estão em pauta para discussão e homologação. Esses assuntos foram discutidos no plenário. Um dos que achei mais interessante foram:

  • Exportação de serviço de TI e Software
  • Aprovação da lei contra crimes digitais (prazo de urgência)
  • TV Digital
  • Regulamentação da profissão
  • Capacitação profissional

A Frente Parlamentar liderada pelo Senador Júlio Semeghini possui uma grande força do Ministro Cézar Rezende, que é o Ministro da Ciência e Tecnologia, e estava presente também. Particularmente posso dizer que fiquei surpreso com o poder de um ministro da república.

O Senador Eduardo Azeredo fez questão e pediu que acelerasse urgentemente o processo de penalidade para o crime digital. O senador ainda apontou outros projetos como o da TV Digital que será inaugurado no Brasil no final do ano e será o segundo melhor sistema de TV do mundo, segundo ele.

Estavam presentes vários órgãos de todo o país relacionado com o segmento de TI como a BRASCOM,
SOFTEX, ABDI, FENAINFO, SINDINFORMATICA, ASSESSPRO, COMTECGO entre outros.

Leia mais sobre esse assunto no site do Ministério de Ciência e Tecnologia:
Deputados e senadores recriam Frente Parlamentar de Informática
Frente Parlamentar deve contribuir para desenvolvimento da informática no País, diz ministro de C&T
Veja também em:
ComputerWorld: Frente Parlamentar Mista de Informática será reinstalada nesta terça-feira
tiInsite: Frente parlamentar deve focar trabalho na área de TI, diz Semeghini
Imasters: Recriada Frente Parlamentar da Informática

Logo após a sessão, almoçamos em uma bela churrascaria dentro do Planalto Central. Na parte da Tarde a comitiva nós do conselho de Tecnologia de Goiás tivemos uma reunião com o Senador Marconi Perillo, a fim de tratar de algumas prioridades para o ramo no estado tais como a abertura de linha de crédito para as empresas de TI, a Estação Digital de Goiânia, Capacitação Profissional entre outros.

 
(esq.) Eu e o Neto, DevGoiás.NET, na sessão de abertuda da Frente Parlamentar de TI
(dir.) Marconi Perillo em reunião conosco

Leia mais sobre o porque da nossa ida para Brasília: Frente Parlamentar instalada hoje promete defender interesses do setor de TI

Particularmente, essa viagem foi muito importante pra mim. Pelo network, pela experiência e por participar de um momento importante do segmento de TI no Brasil. Contudo, em Brasília, é impressionante ver o poder do nosso país. Seria tudo muito mais bonito e melhor se tudo funcionasse como teria que ser. Mas o recado que deixo é: fazeis vossa parte!


Não é todo dia que andamos no tapete vermelho do Presidente do Brasil! =)

Muita coisa boa vem por ai. Em Goiás cada vez mais as empresas estão se voltando para a Tecnologia, para o desenvolvimento de softwares e de projetos. O .NET é um dos foco. Para ter uma idéia, em conversa nessa viagem, quatro empresas solicitaram profissionais .NET urgentemente.

Acompanhe meu blog e fique sabendo, além do conhecimento técnico, as atividades da Comunidade Tecnológica (COMTEC-GO), eventos do DevGoiás e de ofertas de emprego para .NET em Goiânia e GO.

Abraços!

Rodrigo Kono
MCP.NET 2.0 – MCTS – MSP
DevGoiás.NET – www.devgoias.net

  • José Lino
    DevGoiás em BSB foi show!!!
    E eu dirigindo o Onibus?
    comédia!!!
    abraço
  • Rogerio Panigassi
    Kono, é uma honra e prazer vê-lo em Brasília! Os assuntos que você está articulando em Brasília são importantíssimos para nosso país e afetam diretamente nossas vidas.
    Um abraço
    Rogerio
  • Andre Furtado
    Que beleza de evento, hein?
     
    Parabéns, Senador Kono!
     
    []s
    — AFurtado