DevGoiás.NET – Reunião Técnica de Set/2010 | Tema: ASP.NET WEBFORMS ou ASP.NET MVC?

Salve salve rapaziada!
No primeiro sábado deste mês tivemos a reunião técnica do DevGoiás. E agora já é oficial! A COMTEC, irá divulgar mais esta atividade do DevGoiás.NET no calendário do setor de TI de Goiás.

Neste retorno das reuniões técnicas tivemos como tema ASP.NET WEBFORMS ou ASP.NET MVC?

Eu gostei muito do que foi discutido, falado e esclarecido. Foi um bom debate sobre ASP.NET. Eu anotei algumas coisas durante a reunião, mas a discussão começou a ficar boa eu parei de anotar (hehe). Vamos para alguns pontos:

  • Velocidade de execução, tomando como base os mesmos controles de grid da Telerik, o controle em Webforms é bastante lento em relação ao MVC;
  • Uso de controles HTML/jQuery é mais leve e mais rápido. Vários desenvolvedores tem dificuldades de trabalhar com estes novos recursos em MVC;
  • Programador ASP.NET, com o MVC, terá que aprender mais de WEB;
  • Programadores ASP.NET Webform vieram de uma cultura de desenvolvimento em Windows Client. A Web é diferente, é preciso respeitar isto e saber trabalhar com ela.
  • Quem veio do PHP e do ASP 3 não tem tanto problema com o ASP.NET MVC;
  • No ASP.NET MVC os recursos do cliente podem ser explorados bem melhor;
  • Ainda há uma confusão no conceito do que usar e quando usar. Há fontes que dizem que MVC é recomendável para aplicações de grande porte e outras fontes já diz que é voltado para websites;
  • Uso de ambos depende bastante do cenário.
  • Com o ASP.NET 4 (webForms) muita coisa foi melhorada ao antecessor, o ASP.NET 3.5 SP1. Por exemplo controle do ClientID, controle sobre o ViewState, roteamento de URL nativo, renderização da saíde de execução dos controles em XHTML, redução do web.config, etc.
  • Com o ASP.NET 4 a briga com o ASP.NET MVC fica boa;

reuniao_set2010_01Foto da reunião tirada de um celular, com timer e em cima da caixa do salgadinho do coffee break

A lista fechou com 13 participantes, 3 avisaram que não poderiam ir e 3 não compareceram. Estavam presentes 7 membros do grupo.

Tivemos a super presença do Pablo Hadler de Brasília que veio especialmente para a reunião. Achei fantástico. Tá ai um cara que faz a diferença e sai na frente! Valeu Pablo!

Nossa dinâmica está bem interessante. Trinta dias antes é anunciado o tema, a lista fica aberta para os membros do grupo fazerem seu cadastro em nosso site www.devgoias.net. Uma semana antes da reunião a lista é fechada e alguns materiais, links, perguntas etc é lançadas para os membros confirmados. Em nossas reuniões todos os presentes já vão com o tema na cabeça. O nível é variado e todos no mínimo já leram a respeito, não chega ninguém cru. Todos os questionamentos, experiências e visões são muito importantes. Não é palestra, não é curso e não é seminário.

Obs.: a reunião é livre. Qualquer pessoa pode participar desde que cadastr-se no DevGoiás.NET e faça a confirmação da presença na lista. Estamos sendo criteriosos quanto a confirmação da presença porque existem fatores que dependem disto.

Se você quer participar da próxima reunião fique ligado no twitter do DevGoiás.NET e no site www.devgoias.net. O próximo tema já está lançado!

Será:

Desenvolvimento RIA com Silverlight o que eu ganho com isto?!

Sempre estamos do lado de ótimas empresas, por isso deixo os agradecimentos do DevGoiás à Ultralogic por patrocinar sala no Office Flamboyant e pelo belo coffee break.

E que venha a próxima reunião!
Abraço…

  • A Reunião foi boa mesmo, o tema foi abordado com muito respeito entre as partes e com um nível excelente de informação, os tópicos a favor e contra foi bem diversificado e tenho certeza que o nível será cada vez maior e melhor, já estou ansioso pele próxima reunião.

  • A reunião técnica é um ponto que eu insisti muito na última reunião administrativa do grupo, e vejo que fez sucesso! Tudo leva a crer que terá grande aceitação do público em geral.
    Quem for interessado, poderá aumentar o conhecimento e ainda fazer um networking. E claro, na próxima eu vou 🙂

  • Reunião foi bacana, mas gostei mesmo foi de convencer a todos ali na mesa q não sabemos programar (direito) para web e isso é a maior resistência ao padrão MVC para ASP.NET.

    Estou ralando muito nisso hj, e vejo no futuro maiores projetos devidos a esse excelente framework. Poder do .NET agora sobre 100% web. Muito bom!