Nessa semana participei do Microsoft Cloud Roadshow que ocorreu em dois dias de muita informação. Um evento com mais de 90 palestras, sendo grande maioria realizada por estrangeiros. Um detalhe interessante é que o Brasil é o único país da América Latina a receber o evento que irá percorrer 12 cidades no mundo.
O evento iniciou com o emocionante video “Empowering your journey to the cloud”. Vale a pena até colocar aqui pra dar uma olhada. Veja:
O Keynote foi apresentado por James Staten, General Manager of Cloud and Enterprise Strategy da Microsoft. Foi Staten mostrou a visão de negócio da Microsoft para o ambiente de nuvem, falou da estratégia da empresa para o mercado e apresentou demos e cases. E ainda disse afirmou no início da sua fala que o Brasil é um país de potencial e tem a atenção e o interesse da Microsoft.
E nessa palestra ficou claro mais uma vez de que a nuvem é muito mais do que um ambiente de poderosa infraestrutura. É uma plataforma de negócios. É preciso pensar em nuvem de maneira que potencializa os negócios.
Um slide que deixa claro que a Microsoft já não é aquela empresa fechada. Ela tem se tornado uma empresa de serviços e voltada ao ambiente Open. O Azure (plataforma cloud) é uma nuvem voltada para qualquer linguagem, qualquer repositório de dados, qualquer sistema operacional e qualquer dispositivo que queira utilizá-lo. Fantástico!
Dai no final do primeiro dia você vai para o happy hour do Ask the Experts e pode trocar ideia com um funcionário da Microsoft portando um crachá como vocês podem ver logo abaixo:
O Office 365 também é conectável. Ou seja, é possível desenvolver qualquer aplicação utilizando os serviços que ali estão contidos. A plataforma também é aberta, possui SDK para ajudar no desenvolvimento, os serviços são baseados em Oauth2, Rest e Odata. Que belezura!
Isto para um ambiente corporativo significa produtividade e flexibilidade. Você pode tanto criar Add-ins para os módulos do Office 365, quanto usar os serviços dele na sua aplicação.
Skype for Business é uma solução bastante interessante para as empresas que procuram redução de custo com chamadas, reuniões e deslocamento de pessoas. Traz ainda uma integração bem interessante com o ramal interno da empresa não só para chamadas, como para convidar alguém para uma reunião ou apresentação que está ocorrendo.
SharePoint continua atuando de maneira On Premises, mas também está na nuvem. Fato interessante é o SharePoint trabalhando com o Power BI e a integração do SharePoint OnlineSharePoint Online com o SharePoint On Premises via One Drive BusinessOne Drive Business. Oportunidades de deixar o cenário corporativo mais flexível, disponível e viável não irá faltar. Particularmente, SharePoint por ser produtivo, encanta qualquer cliente.
IoT é um dos pilares de forte investimento da Microsoft. O próprio Azure existe uma sessão reservada com vários serviços e features para o trabalho com este tipo de projetos. Inclusive a sua empresa pode ser Certificada em IoT. Basta submeter o form com a espeficação do seu device.
Foram várias palestras, falei aqui apenas as que mais achei interessante trazer a público, até mesmo pelo tempo. Espero ter conseguido passar um pouco do que foi o evento.
Vale a pena dar uma olhada também nos posts que o Emmanuel Brandão fez nos dois dias. Você pode ler o dia 1 aqui e o dia 2 aqui.
No final do segundo dia, ainda me encontrei com os amigos MVPs em uma selfie marota.
É isso galera. Estamos na nuvem!
E você?!
Abração. Flw.. vlws.
Pingback: Microsoft Cloud Roadshow | Blogs da Lambda3()