Visão Corporativa do .NET – Apresentação para empresários e arquitetos de software

Obs.: Postado em 28/05/2006

Olá!
Na quinta-feira (25 de maio) estive em uma reunião do COMTEC-GO que reuniu empresários/diretores e arquitetos de software/analistas de sete empresas da grande Goiânia.

Quando recebi o convite através do sr. Ralph Rangel o objetivo inicial era para apresentar o .NET na visão corporativa para confrontar com os aspectos do Java apresentado por dois palestrantes (Walison e Francisco), que já haviam discutido em outra ocasião.

Inicialmente confesso que fiquei temente à uma grande discussão importuna, então antes de iniciar já coloquei meu foco no plano que não era de confronto ou de comparação e sim de informação e demonstração. E foi bom, assim foi seguido e foi proveitoso.

Funcionou da seguinte forma:
Três palestrantes. Eu(.NET), Walison(Java) e Francisco(Java) mediados por Ralph(COMTEC). Cada um tinha um tempo(10 min) para falar do tema específico. Por final os espectadores faziam perguntas, tiravam dúvidas e contestavam contra algum ponto específico.

Eu fiz a apresentação baseada no que o moderador questionava e não levei em conta a ordem do ppt, apresentei um vídeo de um dos cases do .NET no Brasil que é a Volkswagem e o Bradesco e também falei dos cases de Goiânia que eu participei. Por fim fiz uma demo real-time de uma aplicação WinForm utilizando as técnicas RAD do VS.NET 2005 e também fiz uma demo do ASP.NET com e sem AJAX.

A reunião iniciou-se às 16:00 e estendeu-se até as 19:40. Foi muito produtivo para todos creio eu. As discussões de Java com o .NET tiveram um nível elevado e foram saudáveis. Tal situação teve tanta boa repercussão que o moderador surgiu que as próximas apresentações fosse aberto para um grupo maior de 40 pessoas e que fosse em um local como um Hotel. Sem contar que o título das reuniões irá mudar para: Net e Java duas tecnologias a favor dos desenvolvedores.

Hehe. Quem diria, estamos evoluindo pessoal.

Fiquei muito grato pelo convite, gostei de colaborar para o entendimento de todos quanto à tecnologia e tive o prazer de discutir com pessoas bem conceituadas e respeitadas.

Obrigado

Próxima parada em Porto Alegre e Paraná!
Let’s rock.

Rodrigo Kono
Microsoft Student Ambassador
DevGoiânia .NET User Group Leader
INETA Brasil – Comitê de Relacionamentos