Silverlight no Windows Phone

imageEstamos a menos de um mês do MIX10. E após o anuncio do Windows Phone na MWC, já foram lançadas algumas sessões que envolvem o Windows Phone. Ainda um mistério. =)

Com o Silverlight nativo no Windows Phone vai provocar o surgimento de vários novos desenvolvedores na área e também irá criar um grande ecossistema para a criação/desenvolvimento de aplicativos.

Os desenvolvedores poderão usar o Windows Phone SDK (suspeito que deva sair até antes do meio do ano) para o desenvolvimento, mesmo os aparelhos chegando nas lojas só no final do ano.

Uma das coisas interessantes é que vamos poder desenvolver aplicações móveis com Silverlight sem precisar ou depender de ter um Windows Phone.

image

Talvez agora vai começar a ficar mais claro o que Ray Ozzie quiz dizer na apresentação dele no PDC09 ao dizer “Three screens and a cloud”. E realmente faz sentido. Gastamos muito do nosso tempo na frente dessas 3 telas: PC, Celular e TV. Daí se você parar pra pensar irá ver que o .NET, Windows Azure, Bing, XBOX Live, MSN, Windows 7, Silverlight, Windows Phone, etc são peças de um enorme quebra cabeças.

The Life in motion”. Esse é o slogan, ou melhor, o termo que referencia a experiência no usuário (UX) do Windows Phone. Steve Ballmer já disse outra vez que o Software é o que mais importa para o mercado de alto volume, variedades e rotatividade de celulares. Nesta entrevista ao TechCrunch ele ainda diz:

Enquanto 1,3 bilhões de telefones por ano são todos inteligentes, o software que será mais popular nesses telefones será o software vendido por alguém e não o que virá instalado no seu próprio telefone.

Um porta voz da Microsoft na MWC disse que o mercado mobile pode esperar muito mais informações e oportunidades sobre as ferramentas de desenvolvimento no MIX10.

É.. O melhor do Silverlight ainda está por vir e se tudo for como estamos pensando, o Silverlight pode fazer história como a tecnologia que ajudou a reerguer o mercado móvel da Microsoft!

Veja o que o ChannelWeb.com disse esta semana:

No evento do mês que vem, o MIX10 em Las Vegas, a Microsoft irá oficializar o nome do Silverlight como plataforma para criação de aplicativos nativos do Windows Phone 7 e suas futuras versões.

Que beleza.
Estamos no caminho certo…
Follow the Silverlight! Follow the .NET Framework.