Sua vida digital é organizada?

O volume de informação e dados que temos hoje é impressionante. Por dia recebo mais de 100 e-mails, sendo que uns 10 a 20 eu guardo-os no meu MS Outlook. Por mês são ~500/~600 e-mails para guardar.

Em cada viagem, festinha ou passeio são no mínimo 100 fotos, podendo variar até 1000 fotos. Cada foto com uma paisagem, pessoa, objeto ou posição… Imagine depois de 1 mês de foto. Ou melhor, um ano de fotos. Tranquilamente tiro mais de 10.000 fotos por ano.

O mesmo caso é com as músicas (MP3/WMA). São mais de 12.000 no meu HD. A fonte dessas mp3 são várias: amigos, internet, primos, cds ripados, etc. No meio de tanta música, como irei achar a música "Detalhes" do Robertão?!

Você organiza seus dados digitais? Pelo menos já parou para organizar isso?
Caso não, é bom começar a se organizar para seus arquivos não virarem LIXO.

O método de organização é muito pessoal. Varia de pessoa para pessoa. Mas existem algumas "premissas", se é que podemos falar assim, para a organização padrão que vale a pena seguir.
Andando pela WWW, achei alguns links interessantes. Talvez possa te ajudar também:

Para os e-mails eu ainda estou tentando encontrar um método mais eficiente do que uso agora. Pois uso várias contas de e-mails. É preciso muito filtro e regras. 🙂

Para as fotos, recomendo que cada vez que descarregá-las da máquina, coloque-as em uma pasta com nome intuitivo, renomeie-as, insira as tags de marção e outros detalhes. Pelo Windows Vista isso pode ser feito rapidamente e o resultado é ótmo. 🙂

Para as mp3, cada vez que alguma chegar para o seu computador, catalogue-a, edite as ID-TAGs corretamente colocando álbum, faixa, imagem do álbum, faixa etc. É um trabalho pequeno para 1 ou 2 álbuns que você irá pegar no momento e o resultado é impressionante. Principalmente usando o Windows Media Center.

NOTA: Uns dias atrás André Furtado postou o "Obrigado pela Informação que você NÃO me deu!" e nos passou a url de um site com uma apresentação online, e narrada, que fala um pouco a respeito desse aspecto da informação, organização, etc. Vale a pena conferir.

Rodrigo Kono
MCP.NET 2.0 – MCTS – MSP
DevGoiás.NET – www.devgoias.net

  • Rodrigo Kono
    Oi André.
    Nas fotos minhas eu também faço justamente assim. Coloco todas em uma pasta com a nomenclatura "LUGAR ANO", o que tenho feito bastante é adicionar as TAGS nas fotos relacionadas… =)
     
    Sobre o E-mail eu não guardo nada no webmail. Baixo tudo e organizo no Outlook. Sobre o calendário e contatos é possível sincronizar com o seu webmail. Irei postar em breve. =)

    Abraço!

  • Andre Furtado
    – Nao organizo fotos por ano, e sim por local, tendo o ano como prefixo. Por exemplo: "Salvador2003", "Salvador2006", etc.. Motivo: é mais fácil se lembrar do local de uma foto do que do ano em que ela foi tirada.
    – Para mim é inviável organizar mp3 sem um programa como o MediaMonkey ou iTunes.
    – Outlook vs. webmail: ainda estou nesse dilema. O outlook é legal pela integracao com calendario/contatos e pelo acesso offline. Porem ele é mais lento que o webmail e nao pode ser acessado de qualquer lugar. Ainda nao encontrei resposta para esse dilema! Argh!
     
    []s
    — AFurtado