A fim de escrever um texto puro e evitar a “sujeira” que os editores WYSIWYG, a web vem adotando cada vez mais os editores Markdown. Eu vinha usando o Sublime para editar os textos em markdown, mas eu quis procurar uma ferramenta que pudesse oferecer mais e me desse um controle com os textos, rascunhos e publicações. Tinha feito uma lista no evernote para eu testar e escolher a melhor opção resolvi compartilhá-la aqui pra ajudar.
ps.1: está listado apenas as opções para editores online e windows. Para MacOS eu estou utilizando o Blogo, que não trabalha diretamente com markdown, mas no mac/ipad/iphone tenho tido uma ótima experiência.
Editores Online
O lado ruim de editores online é a edição offline. Para quem viaja bastante e precisa editar dentro do voo, por exemplo, não é legal (a não ser que a page já esteja aberta no browser).
1- Writebox
Leve e funciona bem. Com bons atalhos de teclado que facilita a edição. Usei um pouco e gostei bastante. É possível personalizar seu próprio theme. Também é possível sincronizar seus textos com dropbox e gdrive.
2- Dilinger
Dentro de todos é o único que sincroniza com o OneDrive. Edição fullscreen e possui contador de palavras. Não tem como customizar o theme (eu que gosto do fundo preto, não me agradou.. hehe)
3- StackEdit
Ótimo editor. Tem como deixar comentário em pedaços do texto. Para revisões e edição colaborativa pode ser bem útil. Tem theme customizável, atalhos de teclado e outras funcionalidades interessantes. O que gostei é que ele publica direto no wordpress e pode também salvar meus textos e sincronizar com outros ambientes.
4- Markable.in –
Gostei bastante deste. Ele tem um live preview, customização do theme e opção de versionar as edições. Para um controle de textos que evoluem é interessante. Ele também possui opção de exportação.
Editores para Windows
Trabalhar com uma aplicação instalada, de certa forma, dá uma maior agilidade para o uso de alguns recursos e para o controle das edições offline e online. Ele é mais completo. Na listagem abaixo eu gostei muito do Write e do Haroopad.
1- WriteMonkey
Gratuito, porém não tem nenhuma atualização desde 2014. O bom são os plugins que ajudam bastante na edição, o lado ruim é que você precisa baixar um por um e instalar.
2- Write
Acho que este é um dos melhores, se não o melhor editor markdown para Windows. Ele é completo. O lado “ruim” é que é pago. O valor dele já convertido para a nossa moeda é por volta de R$85. O lado bom é que se você é estudante, pode ter direito a uma licença.
3- Haroopad
É um editor gratuito. Bem completo. Possui uma série de features diferentes dentre elas. uma feature de presentation mode que pode ajudar em certos momentos.
4- Texts
É um editor bem resumido. É como um notepad com atalhos para markdown. Além da instalação você precisa instalar também o Pandoc. Achei isso chato. O que ele faz, os editores online fazem muito bem.
5- MarkPad
Um editor simples. O interessante deste, é que tem versão para App de Windows. O que ele faz, os editores online fazem bem.
Nota: Eu utilizava bastante o Windows Live Writer, que é muito bom para blogs. Porém, ele não tem suporte para Markdown. Mesmo depois do OpenLiveWriter. Esta issue está apontada e discutida no repo dele no github.
UPDATE
Sugestão do leitor:
# Markdown Monster – open source e o legal é que você pode desenvolver e criar suas próprias extensões pra ele. veja aqui.