Extra! Extra! Silverlight 1.1 agora é Silverlight 2.0

Olá pessoal.
Notícia nova e muito boa: hoje, o Silverlight 1.1 (até então chamado assim) está sendo batizado pela Microsoft por Silverlight 2.0. O anúncio foi feito no blog de Tim Sneath. Tim, conta que mal havia lançado o Silverlight e já tinham vários sites utilizando a tecnologia, desenvolvedores fazendo testes e soluções sendo incorporadas à uma gama de fatores que solicitaram novas funcionalidades do Silverlight. Com isso o time de desenvolvimento aos poucos foi vendo que o Silverlight é uma grande e poderosa distribuição e promete bastante para o futuro das aplicações RIA. O projeto do Silverlight 1.1 ganhou tal grandiosidade e importância que o arremeteram para uma versão power 2.0 =).

Para quem trabalhou com o Silverlight até agora viu que na versão 1.1 Alpha, o Framework UI é bastante limitado (nem se fala da 1.0 hehe). Embora dá pra fazer bastante coisas legais como os elementos que temos do tipo MediaElement, Path, TextBlock, etc. para quem conhece o WPF vê que isso é um pedaço do que temos lá.

Com o Silverlight 2.0 teremos um extensible control framework, data binding bidirecional, templates, estilos, todos os controles padrão (Textbox, Scrollbar, CheckBox, RadioButton, Etc), containers (Grid, StackPanel, Canvas). Além, e é claro, da introdução do suporte para o C# e VB.NET. Wowww!

Em resumo, se você estiver familiarizado com WPF hoje, você se sentirá em casa com o Silverlight 2.0.

Em um futuro breve, se você quiser desenvolver uma aplicação rica, Silverlight deverá estar no topo da sua lista de opções. Nenhuma outra plataforma irá oferecer um framework UI tão rico, com todos os data templates, estilos e ainda por cima com o poder do .NET Framework e da base class libraries.

Mais sobre o Silverlight 2.0 será falado e apresentado no Mix08. Segundo a Microsoft, muitas novidades e recursos do Silverlight serão lançados e apresentados nesse evento (queria ir =( ).

Como diria nosso amigo Rogério Panigasso: SEN-SA-CIO-NAL!
Show hein!? Aguardem…

Abraços

Rodrigo Kono
MCP.NET 2.0 – MCTS
DevGoiás.NET Lead

  • Glebe Duarte de Mello Júnio…
    Show de bola cara!!! Esse negocinho 🙂 é bom de mais.
    Mas cá entre nós, o pessoal já gosta de mudar os nomes… heheh. Bom, tudo bem, foi só o número…
     
    Grande abraço japa.
  • Glebe Duarte de Mello Júnio…
    Show de bola cara!!! Esse negocinho 🙂 é bom de mais.
    Mas cá entre nós, o pessoal já gosta de mudar os nomes… heheh. Bom, tudo bem, foi só o número…
     
    Grande abraço japa.