Versão final do Silverlight 2 + Deep Zoom Composer

Olá amigos. Nessa semana, dia 14 de outubro, a Microsoft lançou oficialmente a versão final do Silverlight 2. Eu não postei on the fly pois estava focado no Tech.Ed 2008 que acabou hoje. Bem, vamos à algumas novidades que já tinhamos e que chegaram nesse novo build:

  • Suporte do .NET Framework com as rich base class library. Isto é, compatível com o full subset do .NET Framework.
  • Poderosos controles internos. Estes incluem controles como DataGrid, ListBox, Slider, ScrollViewer, Calendar e muito mais
  • Suporte avançado para trabalhar com templates e skins. Isto facilita a personalização e customização do look and feel da aplicação.
  • Deep zoom. Interatividade de navegação em imagens de alta resolução. 
  • Suporte de redes abrangente. Suporte que permite chamar recursos REST, WS/SOAP, POX, RSS e padrão de serviços de http, permitindo que os usuários criem aplicativos que integram facilmente com sistemas de back-end existentes.
  • Suporte à expansão de linguagens do .NET Framework. Suporta uma variedade de linguagens de programação, incluindo Visual Basic, C#, JavaScript, IronPython e IronRuby, tornando mais fácil para desenvolvedores já familiarizados com um desses idiomas para adaptar os seus conjuntos de habilidades existentes.
  • Proteção avançada de conteúdo. Na versão final agora está incluso o Silverlight DRM, powered by PlayReady, oferecendo proteção de conteúdo robusta para experiências de Silverlight conectadas.
  • Melhor escalabilidade de servidor e suporte do anunciante expandido. Isso inclui novo streaming e capacidades de download progressivo, técnicas de otimização do motor de pesquisa e inclui também a próxima geração do fluxo de apoio de publicidade.
  • Bom parceiro do ecossistema. A indústria dos parceiros do Visual Studio, como ComponentOne LLC, Inc. Infragistics e Telerik Inc. vão fornecer produtos que reforçam os recursos de desenvolvedor ao criar aplicativos em Silverlight usando o VS.
  • Suporte ao cross-platform e cross-browser. Isso inclui suporte para Mac, Windows e Linux no Firefox, Safari e no Windows, Internet Explorer.

Para os programadores Java uma boa noticia: a Microsoft está financiando a Soyatec para portar a integração do Silverlight para a IDE Eclipse. Você pode saber mais em: http://www.eclipse4sl.org.

Também, junto com a versão final do Silverlight, temos a versão definitiva do Deep Zoom Composer e o SP1 do Expression Blend 2. Faça já o download no link abaixo:

  1. Download Deep Zoom Composer
  2. Download Expression Blend 2 SP1

Referências

Fique ligado no meu blog para mais informações.
Abraços!

Rodrigo Kono
MVP [ASP.NET]
MCP – MCTS (WEB – SQL) – MSP
DevGoiás.NET Lead
INETA Brasil Board

  • Felipe V. Rigo

    Oi Rodrigo,
    só queria comentar que ficou confuso colocar "Isto é, compatível com o full subset do .NET Framework.", dá a impressão que é compatível com toda a biblioteca do .Net Framework, o que não é verdade.
    Uma das fontes que li dizia "The .NET APIs in Silverlight are a compatible subset of the full .NET Framework.", ou seja, o Silverlight é compatível com um subconjunto do .Net Framework inteiro.
    []s